Eficiência energética e alterações climáticas


Os alunos do 8º ano trabalharam durante o 2º período o tema "Eficiência energética e alterações climáticas". Foram elaborados diaporamas e prepararam-se as apresentações.
No dia 29 de Maio, no auditório da Escola Dr. Pedro Barbosa, os alunos partilharam os seus trabalhos às diferentes turmas e aos seus convidados.
Colaboraram ainda neste debate o Eng. Duarte Alves da ESTG, O Eng. Abraão Veloso da DRAEM , o Dr. José Miguel Oliveira dos EEVM e os Eng. da Deco -Ricardo Marinho e Sara Peixoto.



A crise energética derivada da utilização excessiva e continuada de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), para a produção de energia, condenará o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável. Esse consumo desencadeia elevadas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, provocando o aumento do efeito de estufa e o aquecimento global de que resulta, entre outros, o degelo das calotes polares e a destruição do habitat de inúmeras espécies. Muitos destes danos serão até irreversíveis e, depois, nada poderemos fazer.
Urge olhar pelo futuro da Terra.

A solução para o nosso país é o aproveitamento dos recursos naturais. Ficaríamos energeticamente menos dependentes do exterior.
Sendo assim, é importante:
1 – Estabelecer como prioridade nacional o desenvolvimento das já conhecidas energias verdes;
2 – Investir, de forma integrada e sustentável, nas energias que são mais adequadas às características geográficas e climáticas do nosso território – hídrica (barragens), fotovoltaica (especialmente no Alentejo) e eólica (Norte e Centro do País);
3 - Apostar fortemente na investigação científica para descobrir/desenvolver o aproveitamento de novos recursos energéticos, que sejam económica e ecologicamente viáveis;
4 – Sensibilizar e formar cidadãos com uma correcta consciência ecológica, a qual deve servir de suporte ao uso sistemático de energias alternativas e hábitos de consumo energeticamente sustentáveis.


Sem comentários: