Europe Direct


Três professoras de Viana do Castelo, Póvoa do Varzim e Arouca acompanharam a Europe Direct na viagem à Comissão Europeia, em Bruxelas. Os projectos sobre o meio ambiente e a interculturalidade desenvolvidos nas escolas permitiram estreitar os laços com a Comissão Europeia.
Foi durante a acção de sensibilização que a professora Carmo Morais, docente da EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, conheceu o gestor do centro Europe Direct Entre-Douro-e-Minho, que integra a rede de informação da União Europeia.
Porque gostou da intervenção de Abraão Veloso, a docente tentou fazer com que ele se associasse ao projecto que está a ser desenvolvido na sua escola.
Trata-se da iniciativa “Todos juntos por um Mundo Melhor”, em que são abordadas temáticas ambientais em defesa da sustentabilidade do planeta.
O principal objectivo deste projecto é a consciencialização ecológica por parte doa alunos, para que sejam eles os actores do futuro no sentido de preservar o planeta.
Na opinião da professora Carmo Morais, os jovens estão sensibilizados para as temáticas ambientais, o que nós encontramos é resistência por parte dos adultos que, muitas vezes, não dão continuidade às actividades que nós levamos a cabo nas escolas. E exemplifica, “a reciclagem nem sempre é uma acção continuada em casa”.
Segundo a professora, há vários projectos que serão apresentados à comunidade no próximo dia 29 de Maio no fórum “Todos juntos por um Mundo Melhor” onde, especialistas em diversas áreas, irão participar com o intuito de “informar os alunos”. Paralelamente, os alunos irão apresentar os trabalhos que desenvolveram ao longo do ano lectivo nas disciplinas de Geografia, Área de Projecto, Educação Tecnológica e Ciências Naturais. Exposições temáticas e protótipos de carros movimentados a painéis solares são algumas das novidades deste projecto.
“Procuro todos os anos ir buscar a sustentabilidade em todas as temáticas que abordo”, conclui Carmo Morais.

Sem comentários: