Reciclagem do óleo de cozinha



É habitual nas escolas, estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis) e residências deitar o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, com consequente entupimento da mesma e mau funcionamento das estações de tratamento.
Para retirar o óleo e desentupir os canos de esgoto são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente. Além disso, como o óleo é menos denso que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo os seres vivos aquáticos.
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reacções de saponificação. Sabendo disso, a professora Rute Silva - com a turma do 8º D na aula de Físico-Química reciclou óleo da cozinha, transformando-o em sabão.


Existem algumas receitas para o fabrico de sabão caseiro, que permitem a reciclagem do óleo de cozinha.

Materiais:
1 kg de soda cáustica (NaOH);
2 litros de água;
4 litros de óleo de frituras (excepto de peixe);
1 litro de álcool;
5 ml óleo (essencial);
Elementos decorativos como: ervas aromáticas (exemplo: camomila), especiarias (cravo, canela), flores secas, conchas, etc.;
Balde;
Colher de pau;
Caixote de madeira forrado com um pano limpo ou formas de silicone, acetato ou recipiente plástico.

Modo de preparação:
Ferver a água ao mesmo tempo que se aquece o óleo.
Colocar a soda cáustica num balde de plástico e adicionar a água a ferver. Depois de dissolvida a soda, adicionar lentamente o óleo juntar o álcool e as ervas aromáticas. Mexer com a colher de pau durante 15 minutos mais ou menos, até obter uma mistura gelatinosa.
Despejar no caixote de madeira ou em formas individuais.
Deixar secar durante uma semana

É possível fazer sabão com menor quantidade de óleo, desde que se reduzam proporcionalmente os restantes ingredientes.

Mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil de aterros sanitários, assim como para a promoção de mudanças nos hábitos da população, ampliando a conscientização ecológica e reduzindo o desperdício, com o mínimo de esforço e custo.

Sem comentários: